Biossegurança - Esterilização hospitalar (Auto clave)
 

O que é biossegurança

A biossegurança é uma conduta baseada em medidas de proteção. Visa diminuir a possibilidade de infecção por microorganismos vivos através da inibição, detruição e eliminação dos mesmos. Estes podem estar presentes em objetos, superficies e tecidos vivos.

Num estúdio de tatuagem e body piercing, a biossegurança é de suma importância por oferecer medidas de proteção aos profissionais e clientes. A adoção de medidas de biossegurança tem influência direta sobre as condições de higiene do local de trabalho, as condições de trabalho do profissional e consequentemente sobre a qualidade final do trabalho. Estas proporcionam maior tranquilidade para o profissional, maior segurança no desemprenho das atividades frente a possíbilidade de contaminação/infecção (tanto do profissional como do cliente), e ainda otimiza o tempo envolvido para realização do trabalho, bem como o processo de cicatrização.

      Materiais descartáveis e esterilizados em auto clave (Foto da clínica)  
 
     
     

     O beneficio é justificado pela segurança e melhoria da qualidade do serviço prestado

     A conduta de biossegurança só se faz com o uso contínuo das medidas de proteção, somado a informação correta e segura. As medidas d eproteção são:      equipamento de proteção individual (EPI), utilização de material descartável e esterilizado, escolha, manutenção e limpeza do material de trabalho e do      espaço físico,      oranização destes, cuidados individuais de proteção e orientação do cliente sobre aspectos que deverão ser cuidados depois do trabalho      executado (tattoo e/ou piercing).

     Aqueles que não podem ser esterilizados como maquinas de tatuagem, borrifadores, clip cordes devem ser devidamente isolados, pois apezar de não      manterem contato direto com a pele estão sujeitos a contaminação cruzada, através das luvas que estão sendo utilizadas no procedimento. Possíbilidade que      é descartada mediante o correto procedimento.
    

  
Aqueles que não podem ser esterilizados como maquinas de tatuagem, borrifadores, clip cordes devem ser devidamente isolados, pois apezar de não manterem contato direto com a pele estão sujeitos a contaminação cruzada, através das luvas que estão sendo utilizadas no procedimento. Possíbilidade que  é descartada mediante o correto procedimento.
 
 
       Foto: Stallone trabalhando

  Clique na imagem para ampliar